* A saudação com um aperto de mão deve ser feita sem a luva (se é que está usando) e nunca embaixo do batente da porta.
* Não se deve assoviar em lugares públicos
* Assim como no Brasil, ceder o acento aos idosos e mães com crianças de colo nos transportes públicos é uma atitude muito bem-vinda.
* Evite sons estridentes e desordem quando conversa dentro de transportes públicos, pois os russos apreciam muito o silencio.
* Em sinal de respeito, ao ingressar a qualquer igreja, devem tirar seu gorro e chapéu, e as senhoras devem usar um lenço.
* Não fumar em lugares públicos (cinema, metro, universidades, etc.). Use as áreas destinadas para isso.
* Assoviar para as moças, em tom de galanteio, está excluído do cotidiano russo. Isto é muito mal visto na Rússia, onde, inclusive, há um ditado popular que diz que ?só os cachorros respondem a assovios?.
* Ao ingressar a um apartamento ou casa, os russos pedem para que a visita tire o sapato, e oferecem sandálias ou sapatilhas.
* Da mesma forma você, ao ingressar em seu apartamento ou dormitório universitário tire seu calçado e use sandálias ou sapatilhas para andar dentro dele.
Culinária: A gastronomia da Rússia sabe misturar o melhor da cozinha oriental e ocidental. Não costumam oferecer pratos de digestão pesada, nem de sabor picante, mas a mistura de sabores agridoces é realmente magistral.Aqui vão algumas comidas típicas:
cozinha russa é famosa pelas suas sopas exóticas como o borsch. O ikroy ou caviar (ovas do peixe esturjão, abundante no mar Cáspio) e a sopa borscht, de beterrabas em várias versões, não são estrelas únicas nessa culinária. Os peixes de água doce, como truta, são frequentes nas mesas de todo o país, assim como tortas, empadas, panquecas(blinis) e pastéis. Ainda mais variados são os cogumelos que abundam as florestas russas. Podem ser cozidos ou simplesmente conservados.
Tal como diz o provérbio russo "sem pão, não hà refeição", o pão é acompanhamento obrigatorio dos pratos principais e das sopas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário